SÍMBOLOS HERÁLDICOS DE COVAS

Brasão: escudo de prata, vale de verde, firmado nos flancos e movente de um pé ondado de prata e azul de três tiras; chefe, orbe de vermelho guarnecido de ouro, rematado por cruz antiga da Ordem de Cristo. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ Covas – Vila Nova de Cerveira”.

bandeira

Bandeira: verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: “ Junta de Freguesia de Covas – Vila Nova de Cerveira”.

 

Simbologia Heráldica

Escudo de prata, vale de verde: lembra efectivamente a situação geográfica desta freguesia como um “símbolo falante”,

A cor branca representa a paz e o bem estar que aí se consegue e a cor verde significa toda a natureza encontrada nesse ambiente fantástico de matas e campos agrícolas.

Pé ondado de prata e azul de três tiras: simboliza, o rio Coura como o curso de água mais importante de toda esta região e desta terra.

Orbe de vermelho guarnecido de ouro, rematado por cruz antiga da Ordem de Cristo: tem-se, aqui, representada uma componente da história de Covas com o seu Padroeiro ou Orago, que desse passado e deste presente, também, são parte, na medida em que , orbe ou mundo rematado por uma cruz, são uma referência ao Padroeiro, Divino Salvador ou São Salvador do Mundo, como também é conhecido em muitas outras terras.
A cruz da Ordem de Cristo, aqui existe a rematar o “mundo crucífero” de forma muito específica, no lugar de uma outra cruz que não tivesse um significado tão profundo, visto se saber que esta freguesia pertenceu no passado a esta ordem religiosa que muito contribuiu para o desenvolvimento de Covas.

Parecer emitido em 16 de Agosto de 2001, pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses.

Em 23 de Setembro de 2001, o Parecer, por proposta desta junta de Freguesia, foi aprovado em sessão da Assembleia de Freguesia de Covas.

Publicado no Diário da República de 21 de Novembro de 2001. Registado na DGAL.

Processo e desenho elaborado por Carlos Alberto Mouteira Fernandes no ano de 2000.

251 943 111
juntacovas@sapo.pt
 
Calendário
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
NOTÍCIAS RECENTES
TAGS POPULARES

facebook